sábado, 11 de outubro de 2008

Segunda-feira dia 29 de Setembro

O dia amanhece enquanto o Creoula prepara a sua chegada à linha imaginária de meta. Mas antes desse momento que se viria a verificar ao final da tarde, todas as tarefas diárias são compridas. O sol volta de novo à nossa viagem e o vento continua a soprar com alguma intensidade o que alegra o comandante e toda a tripulação, uma vez que a meta se aproximava e seria a primeira vez que o Creoula, desde que participa em regatas organizadas pela Sailing International Trainings, conseguia terminar uma regata a tempo e horas, navegando sempre à vela. Eram 18 horas, e já se fazia a contagem decrescente para cortar a meta. Aos altifalantes ouvia-se o Tenente Canto a contar as milhas que faltavam para a linha. E às 18H51m, o marinheiro Barreira com a ajuda de um machado corta simbolicamente a linha da nossa chegada à meta. Um triunfo conseguido por todos estes instruendos e tripulação a bordo do Navio Treino de Mar Creoula. À hora da chegada foi bom ver o sorriso do comandante por ter concluído esta regata. Feitas as contas, que tivemos a oportunidade de ouvir através dos rádios instalados na ponte, o Creoula ficou em 7º lugar da classe A e em 8º da geral, numa regata vencida pelo navio alemão característico pela sua cor verde Alexander von humbolt. Mas a posição não era o mais importante. Cortada a meta e depois de toda a alegria, é tempo de mais uma faina geral de mastros para a retirada de todo o pano das velas, o que significava que estávamos já ao largo do Funchal. Não foi possível atracarmos nessa noite, teríamos autorização apenas para o dia seguinte, por isso e voltando ao vocabulário marítimo, ficamos em alto mar a fazer piscinas. Ora podíamos ver a Ilha da Madeira bem próximo por estibordo, como passados alguns minutos já estava por bombordo. Mas para este dia as surpresas ainda não tinham acabado. Estava uma noite bonita, o céu muito estrelado, e uma surpresa a ser preparada a meio navio. Uma noite de karaoke arranjada pelo Imediato. Muito se cantou, dançou, aplaudiu e muitos rouxinóis despertaram dentro dos instruendos e oficiais.
Terra à vista!!!!
Tatoo... e mais tatoo....
Bolas nunca mais chegamos!!!
Senhor Gaspar a avistar terra de muitas prespectivas.....

Mais um pôr-do-sol, este perto da Madeira....
A artilharia de Karaoke e os rouxinóis....