sábado, 11 de outubro de 2008

Terça-feira dia 30 de Outubro

Este sim o grande dia!! Depois de uma noite bem passada a vermos a bonita ilha da Madeira tão próxima, eis que chega o momento da licença para atracarmos o navio ao porto do Funchal. O dia começou como todos os outros oito dias deixados para traz. Mais uma vez suava a frase que todos não se vão esquecer tão cedo. “Creoula, Guarnição e instruendos, Alvorada”. Mas depois da alvorada foi instituído a bordo a faina geral para chegada… ou seja todos os instruendos se colocaram a bombordo para saudar quem por nós esperava no porto do Funchal. Como chegamos dois dias antes do previsto não eram muitos os que estavam à nossa espera, mas toda a nossa alegria para poder pisar terra dissipava a tristeza de apenas vermos poucas pessoas no cais. Maria Elisa 32 anos e professora de matemática na universidade de Aveiro, foi igualmente uma instruenda a bordo do Creoula. Na chegada ao porto do Funchal a alegria estava-lhe estampada no rosto. O convívio foi o mais importante mas fazendo bem as contas, o estar de quarto à ponte foi igualmente agradável para esta docente.
Nesta etapa da regata, connosco também viajaram alguns madeirenses. É sempre bom chegar à nossa terra e é uma experiência agradável, o sentimento era semelhante ao grupo. Martim Veloso, escultor de profissão, disse que voltar a terra e ver a família é sempre agradável, mas se tivesse oportunidade voltava a embarcar.
Depois de atracados seguiu-se a formatura habitual para limpezas. A alegria era contagiante por podermos pisar terra e rapidamente se acabaram as limpezas para podermos estar de licença. E assim aconteceu, a voz do Imediato Castro soou indicando que estávamos todos licenciados para pisar terra e conhecer a Ilha da Madeira. Mas atenção a licença estava concedida apenas até às 6 horas, até porque a vida a bordo ainda não tinha terminado, e a alvorada permanecia às 7H00 com a formatura para limpezas logo a seguir. Muito se passeou, muito se visitou, e muitas foram as refeições fora do navio para experimentar as iguarias típicas da Ilha da Madeira. Com muita animação e camaradagem com os restantes instruendos e a tripulação do navio. Para um dos veteranos nesta experiência de Mar Creoula, protagonizado pelo município de Ílhavo, Leopoldo Oliveira desde pequeno que aprecia a vida do mar, e o gosto pelo oceano leva-o a concorrer todos os anos.
Bom Dia Madeira!!
Vista quando saimos da camarata....
Chega o nosso piloto
Recordar os dias passados e registados!!
A vista a bordo do Creoulita!!
É tempo de dar as boas vindas aos elementos da STI
A belíssima ilha vista do porto de Funchal!!
O nosso comandante e a sua companheira giba!!
É tempo de arrumar a casa....

Sem comentários: